quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Rei Alberto... doces lembranças


Para encerrar o ano decidi compartilhar uma receita que esteve presente em quase todos os finais de ano de minha vida. Essa é uma sobremesa tradicional do Rio Grande do Sul e me traz boas lembranças da casa da minha avó. Quando olho as fotos da receita me lembro imediatamente do sofá  que balançava na sala grande, a presença dos tios, tias e primos... Me lembro que depois do almoço meu avô tirava uma soneca e quando ele acordava era a hora de comer a sobremesa, e ele chamava a todos, ninguém podia faltar. Sentávamos  todos na sala grande e minha avó servia as tacinhas de sobremesa... Agora, escrevendo essas memórias, elas se tornaram tão reais para mim, como se eu estivesse novamente na cena, quase sinto aos cheiros e escuto os barulhos e conversas. Quanta saudade sinto agora, de tempos que não voltam mais, de uma infância tão feliz e cheia de pessoas queridas!!!
Meu coração ficou apertado... vou ficando por aqui! Mas antes quero dizer a todos os meus tios, tias, primos e primas, de ambas as famílias, que os amo muito e desejo um ano espetacular a todos. Obrigada por fazerem parte da minha vida!!!! Amo vocês!!!!
Também quero agradecer a todos os amigos do Diário das Panelas que me acompanharam nesse ano, foi maravilhoso compartilhar, além de receitas, um pouco da minha vida também!!! Obrigada pelas perguntas, comentários e as visitas de vocês aqui no blog. Que possamos continuar juntos no próximo ano!!!   
Feliz 2012 a todos!!!



Rei Alberto

Ingredientes:

Gelatina:
2 pacotes de gelatina de morango
1 lata de abacaxi em calda
500 ml de água fervente
400 ml de água fria

Creme de confeiteiro:
400 ml de leite
1 vagem de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
3 gemas
100 g de açúcar
20 g de farinha de trigo
20 g de maisena

Merengue:
3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar

Calda de ameixas:
200 g de ameixas secas sem caroço
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de água

Preparo:

Creme de confeiteiro:
Em uma panela, aqueça o leite com a vagem de baunilha até ferver.Desligue o fogo, retire a vagem de baunilha e reserve.
Em outra tigela bata o ovo, as gemas e o açúcar até branqueá-los. Acrescente a farinha e a maisena e continue batendo até integrá-los. A seguir, despeje 1/3 do leite sobre a preparação de gemas. Mexa bem e passe tudo para a panela que contém o restante do leite.
Em fogo baixo e sem parar de mexer aqueça o creme até ferver. Em determinado momento, a espuma que havia se formado desaparecerá e o creme engrossará rapidamente. Continue batendo enquanto cozinha por mais alguns minutos, pois o creme deve adquirir uma consistência bem espessa.
Retire do fogo e passe para um recipiente não metálico. Cubra a superfície com filme plástico em contato direto com o creme para evitar que se forme uma crosta. Deixe esfriar e depois conserve na geladeira até o momento de usar.

Gelatina:
Escorra a calda do abacaxi e pique-o em cubos pequenos. Transfira para a travessa onde será montada a sobremesa ou em tigelinhas.
Prepare a gelatina: Em uma tigela dissolva o pó para gelatina com 500 ml de água fervente e misture bem até dissolver completamente. Acrescente 400 ml de água fria e mexa mais um pouco. Transfira a gelatina para a travessa com os abacaxis e cubra com a gelatina. Leve à geladeira até endurecer.

Merengue:
Em uma panela coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo e vá batendo com um fuet até que essa mistura esteja ligeiramente quente, mas tenha o cuidado de não deixar cozinhar. Transfira a mistura para a batedeira e bata até que esteja completamente frio. O ponto ideal é quando o creme ficar firme e cremoso, sem escorrer.

Caso tenha dúvidas veja esse vídeo que ensina direitinho como fazer o merengue!

Calda de ameixa:
Em uma panela leve ao fogo as ameixas com o açúcar e água. Deixe ferver até que forme uma calda em ponto de fio. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Obs: Ponto de fio é quando ao virar a calda da colher ela escorre em forma de uma linha inteira, sem interrupções.

Montagem:
Retire o creme de confeiteiro da geladeira e bata com um fuet para que fique mais liso e macio. Sobre a gelatina já endurecida faça uma camada com o creme de confeiteiro. Sobre o creme faça uma camada fina de merengue. Leve à geladeira até o momento de servir. Quando for servir decore com as ameixas e regue com um pouco da calda.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Salada Agridoce


Já fazia algum tempo que não aparecia por aqui uma receita de salada. A verdade é que nos últimos tempos tenho andado um pouco preguiçosa para cozinhar. "Mas salada não é cozida!!!!" É verdade, mas também não estava me animando a lavar folhas verdes, só em pensar já perdia a vontade de tudo... "Que feio!!!!" Feio mesmo! Porém, minha indisposição foi abandonada e ontem fiz essa delícia de salada!!! Inspirada em uma que eu havia experimentado há alguns dias.
Achei muito interessante compartilhar aqui pois é uma excelente sugestão de salada para servir nesse período de festas. Ontem fiz como prato único, foi o nosso jantar! Porém, ao comê-la percebi que ela acompanha bem os pratos que são servidos nessa época de natal, como por exemplo, o Chester, pernil, tender.... sem falar em todo o resto. Afinal de contas não conheço outra ocasião em que se utilize tantos pratos com sabor agridoce...
Para aqueles que não quiserem fazer para essa época, guardem a sugestão para fazer em qualquer outro momento, vale a pena!!!
Bom, por enquanto vou ficando por aqui!!! Não sei se apareço com algo novo antes do Natal. Por isso, me despeço com uma alegria e gratidão imensa no coração, pois Jesus, meu Senhor e Salvador, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou!!!! E é só por isso que temos redenção e livre acesso à Presença de Deus!!! Que essa mesma alegria esteja em seu coração!!!! Um feliz Natal!!!!!



Salada Agridoce

Ingredientes:
Folhas verdes (alface americana, alface roxa, rúcula, agrião,...)
Abacaxi em calda (+/- 1 fatia por pessoa)
Peito de chester cortado em cubos
Uvas passas pretas
Tomate cereja cortado ao meio
Croûtons (Cubos de pão torrado com azeite ou manteiga)
Queijo parmesão ralado grosso ou em lascas finas

Molho:
1 parte de mostarda
3 partes de maionese
2 partes de  água
3 partes de azeite
2 partes de Ketchup
páprica doce (opcional)
sal

Preparo:

Lave bem as folhas verdes e passe-as pela centrífuga para tirar bem toda a água. Se não tiver a centrífuga, lava a salada com antecedência de deixe sobre uma peneira por algum tempo para escorrer bem a água.
Prepare os croûtons: em uma frigideira coloque o azeite e os pães cortados em cubos. Leve ao fogo e vá mexendo para torrar tudo por igual. Deixe esfriar.
Corte as fatias de abacaxi em cubos pequenos. Da mesma forma, corte também o peito de chester.
Em uma saladeira arrume as folhas verdes. Distribua os tomates cortados ao meio, o peito de chester, o abacaxi e as uvas passas.
Prepare o molho: em uma tigela vá colocando na ordem os ingredientes e vá batendo com o auxílio de um fuêt ou de um garfo. Deve ser bem misturado, de forma vigorosa, para que os ingredientes se combinem e formem um molho encorpado.
Regue  a salada com o molho e só então adicione os croûtons e o queijo parmesão. Sirva em seguida.

Observações bem importantes!!!
  • Tenha cuidado com a quantidade de uvas passas, o excesso deixa a salada muito doce e enjoativa. Portanto utilize em pouca quantidade.
  • Se for servir como uma porção familiar, em conjunto com os demais pratos do jantar, monte a salada sem colocar o molho, que só deve ser adicionado na hora de servir, juntamente com os croûtons e o queijo parmesão. Outra opção é deixar o molho à parte, dando a possibilidade de cada um se servir. Assim a salada se conserva por mais tempo e mantém o sabor e a textura.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bolo de milho especial


Olá amigos, hoje quero compartilhar uma receita muito especial. Sabe aquelas receitinhas que vão passando de mão em mão, daquelas que depois de comer todos dizem: "pode me dar a receita?". Esse bolo de milho é assim, muito antes de experimentá-lo ele já era famoso. Todos comentavam do bolo da Dirce e quando experimentei entendi sua fama. O bolo é muito úmido e faz com que depois de uma fatia você queira a segunda, terceira...
Então, só me resta agradecer à Dirce por compartilhar a receita de forma tão generosa!!!! E não só à Dirce, mas à Hérica também!!! Lembram quando disse que essa é uma receita que passa de mão em mão, então, a receita veio da Hérica para a Dirce, da Dirce para mim e agora de mim para vocês!!!! Um viva para todas as pessoas generosas que compartilham suas receitas e tornam nossas vidas muito mais saborosas!!!!
Outra grande virtude dessa receita é a praticidade e a pequena quantidade de utensílios utilizados. A lata de milho serve de medida para todos os outros ingredientes então não resta muitas coisas para serem lavadas.
Bom, é isso aí! Façam a receita e deliciem-se também!!!!
Um beijo a todos e uma ótima semana!!!!

 


Bolo de milho especial

Ingredientes:

Usar a lata do milho como medida


1 lata de milho
1 lata de leite (300ml)
½ lata de óleo (150 ml)
1 lata de açúcar menos 2 dedos (200g)
1 lata de milharina menos 2 dedos (130g)
1 pacote de coco ralado (100g)
2 colheres chá de fermento em pó
3 ovos
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Abra a lata de milho e coloque no liquidificador (milho e sua água) e utilizando a mesma lata coloque nela como medida, o leite e todos os demais ingredientes. Bata tudo no liquidificador menos o coco ralado e o  fermento em pó. Não precisa bater demais, somente o suficiente para triturar o milho e homogeneizar os ingredientes.
Após bater no liquidificador, acrescentar o fermento e o coco ralado e mexer levemente.
Transferir a massa para uma forma de furo no meio (tipo de pudim)  untada e polvilhada com milharina ou açúcar. Assar em forno médio (180º) por aproximadamente 50 minutos ou até que enfiando o palito este saia limpo.
Observação:
  • O leite pode ser substituído por leite de coco.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Madeleines


Já faz um bom tempo que tenho visto receitas de madeleines e tinha muita curiosidade em experimentá-las. Queria saber qual textura e qual sabor elas tinham... até que no ano passado comprei as forminhas. Vejam que longo o meu namoro com essa receita! Enfim, comprei as formas no ano passado, mas só nesse ano que fui fazê-las. Agora a grande questão: você gostou?!!!! Gostei, era diferente do que eu esperava mas gostei bastante. Só para ter uma idéia, depois que tirei do forno não durou muito tempo!!! As minhas forminhas me permitem fazer 12 unidades por vez  e elas terminaram em poucos minutos. Deu apenas tempo esfriarem, pois eu queria experimentá-las quentinhas e também depois de frias. Confesso que gostei mais delas depois de frias, acho que dá para sentir melhor o sabor!!! Outra coisa que me agradou bastante foi que polvilhei com açúcar de lavanda e isso fez toda a diferença!!! Eu as descreveria como "nuvenzinhas açucaradas"!!!


Infelizmente tenho que fazer uma ressalva: essa receita só dá certo se fizer nas forminhas próprias para madeleines, aquelas em formato de concha. Posso afirmar que se for fazer em forminhas para muffins é melhor nem fazer pois o resultado é completamente diferente. Detesto fazer essa ressalva, mas tenho que ser honesta. Não vale o trabalho pois na forma errada você só irá obter um pão-de-ló e se frustrará. Quando ví um comentário parecido com esse em um outro blog fiquei um pouco irritada, não me agradou a idéia de não poder improvisar, mas infelizmente é fato!!! Digo isso pois tentei fazer em formas de muffins o restinho de massa, até tive o cuidado de colocar a mesma quantidade que vai na forminha de madeleines, mas não ficou a mesma coisa. 
Bom, receita apresentada, ressalva feita!!! Vou ficando por aqui!!!
Uma boa semana a todos!!!

Madeleines
(receita retirada do livro Cooking)

Ingredientes:
60 g de manteiga derretida (mas não quente), e mais para untar
60 g de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
60 g de farinha de trigo com fermento, e mais para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar (usei açúcar de lavanda)

Preparo:
Prepare as forminhas: pincele cuidadosamente cada forminha com manteiga derretida e polvilhe com farinha.
Em seguida pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma tigela junte o açúcar, os ovos e a baunilha e bata na batedeira por cerca de 5 minutos, até obter uma massa clara, encorpada e que deixe uma trilha.
Peneire a farinha sobre a massa e despeje a manteiga nas laterais da tigela. Com uma colher de metal, misture tudo rapidamente, para a massa não perder ar nesse processo.
Encha as forminhas com a massa e leve assar por 10 minutos. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar. Polvilhe açúcar confeiteiro.

Observação:
  • Se não tiver farinha com fermento, utilize a farinha normal com 1/2 colher (sopa) de fermento em pó.
  • Para fazer o açúcar de lavanda basta bater  no liquidificador o açúcar refinado com as folhas e flores secas de lavanda. Guarde em um vidro bem fechado em lugar protegido da luz.