quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Muffins de blueberry


Ná época em que tomei conhecimento da existência das blueberries eu ainda estava fazendo faculdade de engenharia. Foi quando comprei meu primeiro livro de receitas. Acho que naquela época essa fruta não estava disponível no Brasil. Esperei muito tempo até me deparar com ela nos mercados... e feliz foi o dia do nosso tão esperado encontro. Pode até ser cômico ler isso, mas esperei muito tempo até encontrar essas frutinhas, tinha muita curiosidade quanto ao sabor dela "in natura" e também nas receitas. Aqui em Erechim (minha cidade natal e onde residem os meus pais), para minha surpresa e alegria, há uma plantação de blueberries. Nesses dias em que estou passeando por aqui a minha mãe comprou dois quilo dessa frutinha. O primeiro quilo foi para fazer geleia e o segundo está sendo utilizado para outros fins, entre eles os muffins de blueberries. Fiquei encantada com o resultado que obtive com esses muffins. A fofura da massa, que se desmancha na boca, e o perfume aconchegante que fica na casa é, no mínimo, encantador!   


Como está chegando o fim do ano e acho que essa é a minha última postagem de 2010, queria oferecer essa receita a todos os vocês que tem acompanhado o blog, representando o carinho e a gratidão que tenho pela companhia e pelo interesse de vocês nesse blog que é feito com muito amor e dedicação!!!
Vou terminando por aqui, agradecendo a Deus por esse ano e desejando a todos um ótimo e abençoado final de ano!!!! Ah! E um 2011 ainda melhor!!!!  


Muffins de Blueberry

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açucar comum
1/2 xícara de óleo vegetal
1 ovo
250 gr de iogurte natural (1 e 1/2 pote)
1 e 1/2 xícara de blueberries frescas

Preparo:
Numa tigela misture bem um fuê: ovo, iogurte e óleo. Em outra tigela peneire todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, canela, bicarbonato, fermento e sal). Retire 2 colheres (sopa) da mistura seca e misture com 1 xícara de blueberries que serão misturadas a massa. Reserve a outra 1/2 xícara para colocar sobre os muffins no final. Misture os líquidos sobre os ingedientes secos. Adicione as blueberries. Encha as forminhas até aproximadamente 2/3 da capacidade. Distribua as frutinhas separadas sobre os muffins. Leve assar em forno pré-aquecido a 180 ºC até que estejam douradinhos e passem pelo teste do palito. Depois de assados deixe esfriar sobre uma grade.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tâmaras com chocolate e Pistache



Sabe aquela receita que você fica namorando, namorando... só esperando encontrar algum ingrediente... Bom, com essa receita foi assim. Desde que comprei o livro da Joanna Farrow, fiquei de olho nessa receita, mas não encontrava o pistache sem casca, só aquele torrado e salgado. Entretanto, meu pai foi a Porto Alegre essa semana e encontrou as "ditas cujas". Não perdi tempo e fui fazer a tão aguardada receita, não aguentava mais esperar!!! Como não tinha os equipamentos adequados para trabalhar com o chocolate (garfos para banhar, papel manteiga, ...) dei uma improvisada e como vocês podem ver na foto eles não ficaram necessariamente bonitos, mas naquele momento só queria saber qual era o sabor daqueles docinhos tão lindos do livro. Vocês já estão imaginando... são realmente deliciosos. Fiquei encantada com a delicadeza do sabor. Tudo combina muito bem, sem falar que eles são encantadores, aquele verdinho dentro da tâmara escura parece uma jóia, uma jóia do oriente.  


 Tâmaras com chocolate e Pistache

Ingredientes:
50 gr de pistache sem casca
15 gr de açúcar de confeiteiro
15 gr de açúcar comum
1 colher (sopa) de licor de laranja (não tinha, então usei rum)
18 tâmaras grandes
100 gr de chocolate meio amargo (usei ao leite)

Preparo:
Coloque o pistache em uma tigelinha e cubra com água fervente. Deixe descansar por aproximadamente 1 minuto, depois escorra a água. Seque com várias folhas de papel-toalha para remover a pele. Como a pele fica mole também é fácil tirar com as mãos.
Coloque o pistache em um processador de alimentos e bata até que esteja bem moído. Adicione o açúcar de confeiteiro, o açúcar comum, o licor, e bata até obter uma pasta espessa. Retire do processador, molde rolinhos e corte em 18 pedaços uniformes.
Faça um corte na parte superior de cada tâmara e retire o caroço. Recheie cada tâmara com um pouco da massa de pistache.
Derreta o chocolate numa tigelinha. Faça o processo de temperagem. Passe a metade inferior de cada tâmara recheada no chocolate derretido e vá colocando sobre uma folha de papel-manteiga. Deixe endurecer em um local fresco ou na geladeira.
   

domingo, 12 de dezembro de 2010

Bolo integral de maçã


Sabe aquele bolo úmido, macio e delicioso que quando vai se ver já terminou? É esse bolo de maçã. Um bolo  delicioso, daqueles difíceis de parar de comer. Sem falar que é muito prático, não precisa de batedeira, muito menos de liquidificador. É um bom acompanhamento para um chazinho ou, aqui no Rio Grande do Sul, para um chimarrão.



Bolo integral de maçã

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 maçãs picadas em cubos
1 colher (sopa) de fermento químico
1/2 xícara de passas de uva (opcional)

Preparo:
Peneirar as farinhas. Misturar todos os ingredientes, menos a maçã, as passas e o fermento. Mexer bem formando uma massa uniforme. Adicionar as maçãs, as passas e o fermento. Misturar novamente até que o fermento tenha se misturado à massa. Transfira para uma assadeira untada  e enfarinhada. Assar em forno pré-aquecido à 180 ºC por 45 minutos ou até que passe no teste do palito.

Finalização:
Misturar uma colher (sopa) de açúcar refinado com uma colher (sopa) de canela em pó e polvilhar sobre o bolo ainda quente.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Torta mousse de chocolate

Final de ano e novamente me encontro passeando na minha terra natal. Chegamos ontem, em meio a muita chuva, mas hoje a tarde o sol apareceu e pudemos passear pelo quintal. A minha filha está realizada, pois aqui ela pode brincar com os cachorros, os gatos... e tem também uns "cocós" para ela ver. Já colhemos pêssegos e nos deliciamos... Enfim, só posso me alegrar por estar em casa! 
Além de tudo, ontem após o jantar fomos surpreendidos com uma sobremesa divina que a minha queridíssima mãe fez para nos receber, uma torta mousse... e de chocolate. Uma delícia!!!
Não resisti, tirei fotos e fiz a minha mãe sentar ao meu lado para escrever a receita. Espero que vocês possam se deliciar assim como nós!


Torta mousse de chocolate

Ingredientes:
Massa
2 unidades de bolo de chocolate pronto (tipo bolo inglês)
130 gr de paçoca de amendoim tipo rolha
2 colheres (sopa) rasa de licor de cacau

Recheio:
2 latas de creme de leite sem soro
340 gr de chocolate meio amargo (2 barras)
6 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

Cobertura:
100 gr de chocolate meio amargo
1/2 caixinha de creme de leite

Preparo:
Massa:
Delicadamente esfarele o bolo e a paçoca dentro de uma bacia. Adicione o licor e misture até formar uma massa. Colocar a massa dentro de uma forma com fundo removível e ir compactando até forrar toda a forma. Reserve.

Recheio (mousse):
Bater as claras em ponto de neve. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco, até ficar firme. Reserve. Aqueça o creme de leite no microondas por 1 minuto e adicione o chocolate picado. Misture e leve novamente ao microondas por mais 30 segundos. Misture e deixe esfriar.Quando o creme de chocolate estiver frio misture-o ao merengue delicadamente. Colocar a mousse dentro da massa e levar à geladeira.

Cobertura:
Levar o creme de leite e  o chocolate picado ao microondas por 1 minuto em potência média. Misturar. Se for preciso voltar ao microondas por mais 30 segundos. Misturar bem e deixar esfriar. Cobrir a torta e voltar à geladeira por pelo menos meia hora. 

Observações:
  • Essa receita rende uma torta bem grande (forma redonda de 28 cm), mas pode ser feita meia receita para uma forma nº 20.
  • 31/05/2011 - O comentário da Janice é muito apropriado. Essa torta deve ser feita com pelo menos um dia de antecedência. Quanto mais tempo de geladeira melhor será a textura e o sabor da torta. Muito obrigada querida pelo comentário! Um beijão!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bolo de Iogurte


Faz um tempinho que não apresento uma receita de bolo... já estava na hora!!!! Esse bolo de iogurte é uma delícia, úmido e muito macio! O iogurte fui eu mesma que fiz e como tinha muito e eu não estava dando conta de consumir tudo resolvi fazer esse bolo. Já tinha feito ele outras vezes, mas dessa vez fiz uma pequena alteração e o resultado foi perfeito. Fiquei encantada com esse bolo. A receita rendeu duas formas daquelas de pão (um pouco maiores que a de bolo inglês). Um dos bolos eu dei para a senhora que trabalha aqui em casa. Ela comentou comigo que depois de comer o bolo a filha dela falou: "que mão abençoada". Fiquei tão feliz, pois a coisa que eu mais gosto é fazer os outros felizes com o que produzo em minha cozinha!!!!



Bolo de iogurte

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de iogurte natural
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de uma laranja
1/2 xícara de frutas cristalizadas (opcional)

Cobertura:
suco de meia laranja
açúcar confeiteiro o quanto baste

Preparo:
Bater no liquidificador o iogurte, o açúcar, os ovos e o óleo. Transferir para uma tigela e acrescentar a farinha e o fermento (peneirados). Mexer até incorporar tudo. Acrescentar as raspas de laranja e as frutas cristalizadas. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC até que espetando com um palito esse saia limpo.

Cobertura:
Misturar o suco de laranja com o açúcar confeiteiro formando uma pasta espessa. Cobrir o bolo, ainda morno e deixar descansar para que a cobertura endureça.

Observações:
  • Dependendo do tamanho dos ovos será necessário adicionar mais uma ou duas colheres de sopa de farinha. No meu caso acrescentei mais farinha. A massa do bolo não pode ficar muito mole.
  • Quanto as frutas cristalizadas, aqui em Joinville encontrei caixinhas com um só tipo de frutas cristalizadas, eram bem clarinhas. Se não encontrar pode ser utilizada aquela mistura tradicional de frutas cristalizadas que se encontram nos mercados.